[resolvido] Atualização automática nos Front_End

Moderador: Avelino Sampaio

Macieira

[resolvido] Atualização automática nos Front_End

Mensagempor Macieira » 01 Nov 2017, 14:46

Bom dia Avelino.
Tenho meu banco de dados no servidor ( Beck_End ), Tenho 05 Computadores Clientes utilizando o sistema (Front_End).

Gostaria de saber se depois que eu altero a estrutura de um dos meus Front_Ent os outros possam receber a atualização automática da modificação feita.

Desde já agradeço.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Damasceno Jr.

Re: Atualização automática nos Front_End

Mensagempor Damasceno Jr. » 01 Nov 2017, 17:20

Aqui no meu trabalho tinha uma questão bem parecida.

Resolvi isso criando uma tabela no meu back-end que indica a versão do front-end que está válida.
Já no front-end criei uma tabela que indica a versão do front-end que o usuário está usando.
E depois criei um outro aplicativo bem simples que tem apenas a função de atualizar meu aplicativo copiando o front-end atualizado de uma pasta compartilhada na rede.

Sempre que o sistema é aberto ou o usuário faz login, uma verificação é feita para saber se o front-end é válido. Caso não seja, surge uma mensagem dizendo que há uma atualização para o sistema e que deve ser feita. Aí então basta o usuário executar o aplicativo atualizador que criei e tudo é feito automaticamente pelos próprios usuários.

Antes de eu fazer isso, eu tinha que ir de computador em computador (uns 20) fazendo esse processo.

*O aplicativo Atualizador deve ficar na mesma pasta que o aplicativo a ser atualizado.
*Insira o nome do seu aplicativo e o caminho onde a atualização se encontra no início do módulo do formulário.
Você deve estar registrado e autenticado para ter acesso ao arquivo anexo.
Quanto mais o tempo passa, mais descubro e mais me apaixono por MS Access.

Macieira

Mensagempor Macieira » 05 Nov 2017, 10:45

Bom dia Damasceno,
Achei muito bom sua criação.

Gostaria de mais detalhes sobre o atualizador.
Tabela Beck_end, Quais campos o só o campo Versão
Tabela Front_end, Quais campos ou o mesmo campo acima.

o aplicativo atualizador pelo que entendi vai acompanhar os Front_end, porem direcionado pra minha maquina (pc)?
o caminho informado no modulo do formulário vai ser o da minha maquina?

Obs: o Beck_end fica no servidor, o meu pc onde faço as alterações não.

Damasceno Jr.

Mensagempor Damasceno Jr. » 05 Nov 2017, 19:35

em anexo um exemplo funcional. Nele tem os campos necessários para você entender o funcionamento do código.

crie uma pasta chamada "exemplo" no diretório "c:" e coloque os arquivos do anexo.

ao abrir o front-end, você receberá um aviso de atualização. basta então executar o atualizador que ele trará a versão atualizada do front-end.

Os passos são:
1. Faça as alterações necessárias no seu front-end e indique na tabela dele a versão conforme a versão que irá registrar no back-end
2. Coloque o arquivo no servidor ou em uma pasta na rede de onde o atualizador irá copiar
3. Registre a versão no back-end e pronto

Com isso, sempre que os usuários forem abrir o front-end que eles tem, surgirá a mensagem e então eles terão de atualizar.
Você deve estar registrado e autenticado para ter acesso ao arquivo anexo.
Quanto mais o tempo passa, mais descubro e mais me apaixono por MS Access.

Disable adblock

Macieira

Mensagempor Macieira » 05 Nov 2017, 20:54

Meu amigo achei muito bom mesmo seu exemplo.

Já Fiz.
Porem adaptei para meu interesse, o Front_end ao identificar uma nova versão ele da um aviso, o seu exemplo já faz isso, depois do aviso criei uma chamada para abrir o banco atualizador.accdb e fechar o banco front-end.accdb.

Estou testando
No meu Pc onde faço toda a modificação do sistema vinculei do Beck_end a tabela de versão, criei um formulário onde busco a informação da tabela versão com os campos desable e ao clicar em um botão ele soma o valor da versão com + 1 e coloca a data da mudança.

Muito obrigado pelo exemplo foi de grande ajuda.

mergul25

Re: [resolvido] Atualização automática nos Front_End

Mensagempor mergul25 » 16 Jan 2018, 12:57

Ola

Estou iniciando no access tem 1 ano, mas vamos la...

Fiz todo o procedimento como descrito acima, porem quando atualizo, aparece a mensagem "76 - caminho não localizado"

O que estou fazendo de errado?

Disable adblock

Voltar para “Formulários”