[resolvido] Descobrir de qual tabela vem o dado em uma consulta União

Moderador: Avelino Sampaio

lcquerido

[resolvido] Descobrir de qual tabela vem o dado em uma consulta União

Mensagempor lcquerido » 13 Dez 2016, 13:03

Caros, bom dia!
Estou precisando de uma ajuda pois achei soluções apenas para SQL e não o SQL do Access.

Tenho o seguinte: Tenho 5 tabelas com nomes de campos iguais e dados diferentes. Fiz uma consulta União donforme abaixo mas após o resultado, achei que estava com mais informação do que deveria. Fiz então uma consulta encontrar duplicados e confirmou o que eu suspeitava. Agora, tem como inserir uma coluna mostrando de qual tabela os dados vem, assim posso filtrar e encontrar qual tabela possui dados duplicados.

SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina]
FROM [Tabela 01]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina]
FROM [Tabela 02]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina]
FROM [Tabela 03]

FROM [Tabela 04]

FROM [Tabela 05]

Achei duas soluções mas para o MySQL conforme links abaixo mas nãõ sei como adaptar para o SQL do Access:
http://www.williamzimmermann.com.br/mys ... uma-union/
http://stackoverflow.com/questions/1299 ... from-union

Desde já agradeço a ajuda e uma boa semana a todos

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Avelino Sampaio
Contato:

Re: Descobrir de qual tabela vem o dado em uma consulta União

Mensagempor Avelino Sampaio » 13 Dez 2016, 13:42

lcquerido,

crie um campo virtual em cada consulta. Exemplo:

Código:
SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina], "tb1" AS Origem
FROM [Tabela 01]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina], "tb2" AS Origem
FROM [Tabela 02]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina], "tb3" AS Origem
FROM [Tabela 03]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina], "tb4" AS Origem
FROM [Tabela 04]

UNION SELECT [Nr COMP],[Utilidade (UTL)],[Unidade],[Classe],[Tipo Doc],[Descrição],[Disciplina], "tb5" AS Origem
FROM [Tabela 05]

Aguardamos
==================================================
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

lcquerido

Mensagempor lcquerido » 13 Dez 2016, 15:32

Amigo, funcionou perfeitamente. Muito obrigado mesmo. Se eu puder ajudar em alguma coisa, por favor, não se faça de arrogado. Tenho conhecimentos de Autodesk Inventor, Autocad, Proteus e a maioria de coisas de eletrônica (informática-hardware arranho bem também).

Um ultimo pedido. Tem alguma lista de codigos do SQL usado no Access? Tipo assim, a formatação da estrutura é diferente do SQL server e do MySQL certo?

Abraços

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 13 Dez 2016, 15:38

lcquerido,

no pacote que vendo pelo meu site, tem apostilas com o assunto:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/aprenda-access-com-apostilas-videos-e-exemplos.asp?id=1#inicio

Grato
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

Disable adblock

lcquerido

Re: [resolvido] Descobrir de qual tabela vem o dado em uma consulta União

Mensagempor lcquerido » 13 Dez 2016, 16:47

Caro Avelino, eu uso muito, mas muito puco mesmo o Accesse menos ainda o SQL, pois para qualquer coisa que se vai fazer tem que estudar e entender e para isso perco um precioso tempo. Daí recorro às boas almas em foruns quando vou usar e me deparo com alguma parede. Achei seu material interessante, mas no momento é muita coisa para mim. Para você ter uma idéia, eu encontrei um material do Julio Battisti ) copia não autorizada, óbvio) e baixei para ver se me antendia. Atendeu e por isso solicitei a ele a conta para eu depositar o valor do material copiado. Fiz isso pois dependendo do material e do que preciso, é comprar um caminhão para transportar um carrinho de supermercados.

Mas a parte do SQL me interessou para leitura futura. Podemos negociar. Se eu puder ajudar de alguma outra forma, sou todo olhos.

Abraços e novamente muito obrigado pela ajuda!

Disable adblock

Voltar para “Consultas”