Disponibilidade de Vagas para quartos

Moderador: Avelino Sampaio

m_ferreira

Disponibilidade de Vagas para quartos

Mensagempor m_ferreira » 02 Ago 2017, 21:35

Boa noite!

Caros colegas,

Estou montado um pequeno projeto de controle para alojamentos .
eu comecei criando as tabelas principais.

tabTpAlojamento= Responsável por armazena o tipo de alojamento ( ALOJAMENTO OPE_1, ALOJAMENTO OPE_2, ALOJAMENTO ADM ALOJAMENTO FEM etc..)
tabFuncionario =Responsável por armazena os dados do funcionário, tipo, matricula, nome, data de admissão e data de saída.
tabLançamentos = Responsável por armazena os lançamentos para cada funcionário e tiver que aloja-lo.
tabQuarto = Tabela que fica lincada a tabela do Tipo de Alojamento com o numero dos quartos e a quantidade de vagas

Minha duvida e como controlar a disponibilidade dos quartos, exemplo o ALOJAMENTO OPE_1 tem 27 quartos e cada quarto tem 8 vagas
ate ai tudo bem, porem preciso baixa a vaga disponível por quarto e tipo de alojamento, lembrando de sempre quando eu for inserir um funcionário em quarto que não tiver vaga o sistema avisar.
pensei de controle por GRADE porem não tenho muito domínio neste quesito preciso do ajuda de voces.

Estou adicionando a minha dúvida o início do projeto caso alguém possa me ajudar agradeço desde já.

Grato!
Alojamentos.zip
Exemplo DB
(31.27 KiB) Baixado 8 vezes

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

juninhomorvan

Re: Disponibilidade de Vagas para quartos

Mensagempor juninhomorvan » 10 Ago 2017, 12:14

Olá bom dia!
Acharia mais prático você colocar todas as informações de alojamento dentro da tabela quarto e inserir o tipo de alojamento e numeração de quarto lá mesmo. Dai, você cria um campo id_quarto (formato número) na tbl_lançamento (como mostra a figura a seguir).
Irá ter que fazer uma consulta unindo a tbl_Lancamento com a tbl Quarto.
Toda vez que for fazer um lançamento, dar baixa nas vagas do quarto, depois inserir um comando pra voltar a reserva.
E, também colocar uma condição de, quando tentar selecionar aquele determinado quarto, se estiver reserva=0 o sistema enviar a mensagem de lotação daquele determinado quarto! Acho que mais ou menos isso rs. Sucesso!
Anexos
relacao.jpg
relacao.jpg (42.78 KiB) Visto 26 vezes

Voltar para “Tabelas”