Abrir bancos de dados Access antigos

Moderador: Avelino Sampaio

Edson Luiz Branco

Abrir bancos de dados Access antigos

Mensagempor Edson Luiz Branco » 12 Jun 2016, 05:23

Senhores, primeiramente parabéns por este espaço de discussões e de conhecimento.

Minha pergunta é a seguinte: estou numa revisão do tipo histórico empresarial e me deparei com a necessidade de abrir bancos de dados criados nas primeiras versões do Access (2.0 e 97). Uma missão aparentemente simples está se tornando uma dor de cabeça enorme, pois os atuais Access não mais os abrem.

Alguém conhece o caminho das pedras? Antecipadamente agradeço.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Avelino Sampaio
Contato:

Re: Abrir bancos de dados Access antigos

Mensagempor Avelino Sampaio » 12 Jun 2016, 08:24

Edson, benvindo a REDE!

Talvez sua melhor chance seja instalar a versão 2003.

Veja se este artigo ajuda:

https://support.office.com/en-us/article/Import-an-Access-2-0-database-into-an-Access-2007-file-2e9d8851-101d-4407-a881-65d06bb12aa7

Aguardamos
==================================================
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

Edson Luiz Branco

Mensagempor Edson Luiz Branco » 12 Jun 2016, 14:20

Obrigado Avelino pela rápida resposta.

Pois é, visitei a página indicada, só que para converter eu teria que ter o Access 2003 para instalar. Entretanto, o artigo também faz referência a uma ferramenta de conversão, o "Access 2.0 Converter for Access 2003", mas, como já era de se esperar, além de no artigo do suporte não ter mais link para a ferramenta, cavocando um pouco descobri para onde o link apontaria no Download Center da MS, mas novamente como era de se esperar por ser uma ferramenta antiga, o link está quebrado.

Felizmente encontrei a ferramenta para baixar no site do Baboo. Se for útil para alguém, está em http://www.baboo.com.br/software/conversor-de-arquivos-access-2-0-para-access-2003/. O arquivo é o acc2conv.exe.

Bem, não testei a ferramenta acima ainda, se não der vou ter de me aventurar e caçar o Access 2003 e instalá-lo para novas tentativas. Postarei caso tenha sucesso (ou insucesso).

É o tipo da coisa que me deixa bastante inseguro e acredito que não estou sozinho nisso: criar algo e não poder mais abrir num futuro próximo.
Particularmente acho isso um absurdo, pois a tecnologia não deveria se sobrepor àquilo que foi produzido pelo próprio homem, ou seja, não é ela que deveria determinar o que e nem quando devemos ou podemos acessar algo produzido por nós. Mal-comparado, seria como se, ao necessitarmos usar óculos mais modernos, com alguma tecnologia nova, não conseguíssemos mais enxergar aquelas fotos de quando éramos bebês ou algum quadro da época renascentista. Assim como a qualquer momento podemos ir a uma biblioteca e escolher um livro escrito no século passado sem ter que xerocá-lo em folhas mais novas ("convertê-los") para que possam ser lidos, penso que assim também deve ser na área tecnológica.

Mas, como não ditamos as regras, pelo menos fica um desabafo, pelo qual antecipadamente peço desculpas aos colegas.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 15 Jun 2016, 08:53

Ok Edson,

ficamos no aguardo.
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Voltar para “Access x Outros”